Últimos assuntos
» 08-Nov-2015 - Almoço convívio ADM e celebração aniversário ADM (Lousa -Montachique)
por DSancho Sex 6 Nov 2015 - 18:18

» almoço
por jvenancio Qua 26 Ago 2015 - 9:41

» 26-06-2017 - Almoço das 6ªs, Prazeres da Picanha
por ZéPedro Sex 26 Jun 2015 - 22:10

» 5-6-2015 - Almoço das 6ªs - Francesinha em Santos
por jvenancio Sex 5 Jun 2015 - 11:30

» 17ª Edição do Lés-a-Lés (Inscrição)
por jvenancio Sab 30 Maio 2015 - 10:17

» Honda Africa Twin revelada
por jvenancio Qua 27 Maio 2015 - 16:28

» 07 a 09-06-2014 - 16º Portugal de Lés-a-Lés
por LFerro Sex 6 Fev 2015 - 17:48

» Triumph Tiger 800 - 800XC - 1200 Explorer
por LFerro Seg 19 Jan 2015 - 14:07

» Kymco Downtown 350i
por ZéPedro Qua 14 Jan 2015 - 23:08

» 17º Portugal de Lés-a-Lés 2015 - 7 a 9 Junho 2015
por LFerro Seg 12 Jan 2015 - 20:03

» Revista MOTOCAMPING
por LFerro Sex 2 Jan 2015 - 18:45

» 19-12-2014 - Almoço das 6as - ESPECIAL BOAS FESTAS
por rlopes Seg 22 Dez 2014 - 11:31

» 12-12-2014 - Almoço das sextas, Mercado 31 Janeiro
por jvenancio Seg 15 Dez 2014 - 14:24

» 28-11-2014 - Almoço das sextas, Mercado 31 Janeiro
por jvenancio Sex 28 Nov 2014 - 19:27

» Lisboa Motoshow 2015
por Pianoman Qui 27 Nov 2014 - 12:46

Os membros mais ativos do mês


Honda – The Power of Dreams

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Honda – The Power of Dreams

Mensagem  Dog em Qua 3 Ago 2011 - 1:40

Honda – The Power of Dreams


Este é o lema da Honda desde á muito tempo…

A história da Honda começa em 1906, com o nascimento Soichiro Honda… era uma vez…
Em 17 de Novembro de 1906, nascia na aldeia de Komyo, na cidade de Hamamatsu, no Japão, o filho mais velho de um ferreiro. Seu nome, Soichiro Honda.

Era uma criança curiosa, que desde muito cedo ficava observando os motores, encantado com seus barulhos, cheiros e segredos!

Nunca foi um bom aluno, pois não se interessava pelas teorias dos livros, preferindo a prática das coisas!

Aos 8 anos, já havia construído uma bicicleta e, aos 13 já tinha uma série de pequenas "invenções"!

Aos 16 anos, Honda vai para Tokio como aprendiz numa oficina mecânica, e poucos anos mais tarde, volta para Hamamatsu e abre a sua própria oficina.

Aos 25 anos, a sua oficina já tinha crescido e se tornado muito lucrativa! Honda pôde começar a sua vida excêntrica 1º Construiu um barco de corrida, e um carro muito potente, com motor de avião American Curtiss Wright!

Sempre metido em todo tipo de competição, uma vez , num rali de velocidade, com um Ford transformado, Honda sofre um grave acidente, ficando 18 meses em recuperação ! Isso o fez acalmar um pouco o seu ímpeto de "playboy" , fazendo-o encarar a vida com mais seriedade!
Já com 30 anos, decide fabricar peças ao invés de conserta-las, e começa a fabricar anéis para pistões.

Mas fabricar não era tão fácil como pensava, e apesar da estrutura (50 funcionários e sede própria), Honda passou por um período muito difícil. Seus recursos quase acabaram!
Depois de muita pesquisa, Honda descobre (com a ajuda de um antigo professor) o que faltava na liga dos anéis: o silício!

Finalmente, em final de 1937, a "Tokai Seiki Heavy Industries" começa a fabricar anéis de qualidade e se torna novamente (muito) rentável! Honda decide estudar mais os metais e entra no Instituto de Tecnologia de Hamamatsu. Como nunca foi estudioso, só assistia as aulas que lhe interessavam. Quando o reitor foi explicar que não poderia receber o diploma, Honda lhe diz: "Diploma ?

Isso vale menos que um bilhete de cinema. O bilhete garante-lhe a entrada no cinema porque você pagou, e o diploma não garante que se possa ganhar a vida com ele ... " (nas suas empresas, as pessoas sempre foram promovidas pelo trabalho e competência, independente do grau de instrução).

Na época da 2ª guerra, começou a produzir hélices para a Força Aérea Japonesa. Mas a região onde estava instalado sofreu muitos bombardeiros, e em Janeiro de 1945, um terramoto acaba de destruir o que restara dos bombardeiros!

A rendição do Japão dá-se quando Honda lutava para reconstruir suas máquinas e instalações! Com futuro incerto, Honda vende sua fábrica para a Toyota, que era cliente de seus anéis. Um pouco desiludido, Honda fica um tempo fora do circuito, gastando parte do dinheiro da venda na "vida boa"! Mas, ambicioso e predestinado, em Outubro de 1946, cria o Instituto de Pesquisas Técnicas Honda , no centro de Hammamatsu.

O Japão pós guerra estava caótico e um dos piores problemas era o transporte. Com o racionamento de combustível e trens lotados, Honda pensa pela primeira vez nas motocicletas! Comprou então um lote de motores usados para geradores, e com sua capacidade criativa, os adaptou em bicicletas, e logo estava vendendo os primeiros ciclomotores!

O primeiro lote de 500 motores arrematados foram vendidos rapidamente, e Honda começou a projectar o seu próprio motor. Era um motor de 50 cc com potência de 0,5 cavalos. O sucesso de vendas foi tanto, que em Setembro de 1948, era fundada a Honda Motor Company! O primeiro ciclomotor Honda era de 90 cc, chamado de A. Este ciclomotor era conhecido como "Chaminé" pois a mistura combustível era rica em terebentina devido ao racionamento de gasolina, e fazia muita fumo!

Mas Honda queria algo mais, e após vários protótipos, em 1949 nasce a primeira motocicleta Honda, com 98 cc, 3 cavalos, que seria chamada muito apropriadamente de "Dream" (sonho)!

A partir daí, a história de Soichiro se confunde com a própria história da Honda! Sua competência e genialidade, sempre a frente dos negócios, e sempre dinâmico, fizeram da Honda a maior industria motociclista do mundo!
Soichiro parecia que nunca estava satisfeito, e sempre incentivou as pesquisas, o que levou a Honda a participar em competições de motos e carros, invariavelmente com incrível sucesso!
Empreendedor, fabrica carros, motos, geradores, motores de popa, máquinas agrícolas, e muitos outros produtos, mas sempre sob sua batuta!

Soichiro Honda não só fundou a maior empresa de motocicletas, mas principalmente popularizou o motociclismo e introduziu um alto nível de tecnologia e confiabilidade em veículos de duas rodas! Infelizmente, nada é eterno! Em 5 de agosto de 1991, Soichiro não resiste aos sérios problemas hepáticos, e deixa, aos 84 anos, o mundo do motociclismo órfão!
Foi uma vida inteira dedicada aos projectos audaciosos! Em final de 1999, Soichiro é eleito por jornalistas do mundo inteiro, o "Motociclista do Século", aliás, um título mais que justo!!

E, graças ao seu sonho e sua grande obra, nós motociclistas só temos que agradecer, e muito!!
"Eu vivo no presente, para construir o futuro, com a experiência do passado"

Existe um site com alguns vídeos que contam umas histórias bem interessantes, podem ser vistos aqui [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

História com fotos e vídeos pode ser vista aqui.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

E por ultimo a História da Honda em Desenhos animados pode ser vista aqui:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


Saudações...

Por ultimo resta-me dizer que troquei a minha Sym 125 por uma mota dos sonhos ;)

Boas cuvas.
avatar
Dog
Membro Prestige
Membro Prestige

Comentários : One life...live it well.


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum