Últimos assuntos
» 08-Nov-2015 - Almoço convívio ADM e celebração aniversário ADM (Lousa -Montachique)
por DSancho Sex 6 Nov 2015 - 18:18

» almoço
por jvenancio Qua 26 Ago 2015 - 9:41

» 26-06-2017 - Almoço das 6ªs, Prazeres da Picanha
por ZéPedro Sex 26 Jun 2015 - 22:10

» 5-6-2015 - Almoço das 6ªs - Francesinha em Santos
por jvenancio Sex 5 Jun 2015 - 11:30

» 17ª Edição do Lés-a-Lés (Inscrição)
por jvenancio Sab 30 Maio 2015 - 10:17

» Honda Africa Twin revelada
por jvenancio Qua 27 Maio 2015 - 16:28

» 07 a 09-06-2014 - 16º Portugal de Lés-a-Lés
por LFerro Sex 6 Fev 2015 - 17:48

» Triumph Tiger 800 - 800XC - 1200 Explorer
por LFerro Seg 19 Jan 2015 - 14:07

» Kymco Downtown 350i
por ZéPedro Qua 14 Jan 2015 - 23:08

» 17º Portugal de Lés-a-Lés 2015 - 7 a 9 Junho 2015
por LFerro Seg 12 Jan 2015 - 20:03

» Revista MOTOCAMPING
por LFerro Sex 2 Jan 2015 - 18:45

» 19-12-2014 - Almoço das 6as - ESPECIAL BOAS FESTAS
por rlopes Seg 22 Dez 2014 - 11:31

» 12-12-2014 - Almoço das sextas, Mercado 31 Janeiro
por jvenancio Seg 15 Dez 2014 - 14:24

» 28-11-2014 - Almoço das sextas, Mercado 31 Janeiro
por jvenancio Sex 28 Nov 2014 - 19:27

» Lisboa Motoshow 2015
por Pianoman Qui 27 Nov 2014 - 12:46

Os membros mais ativos do mês


[Novidade] Possível Honda CRF1000 Africa Twin

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Novidade] Possível Honda CRF1000 Africa Twin

Mensagem  davide em Qui 12 Jun 2014 - 20:10

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

A revista de motociclismo alemã Motorrad, relata na sua reportagem de abril que a Honda planeia construir uma nova Africa Twin que pode revolucionar o mercado de Turismo de Aventura. Este novo modelo não é outra 1200cc inchada tipo GS ou uma mota de aventura estilo moto de rua, mas uma adequada mota de aventura (dirt bike).


Vito Cicchetti, General Manager da Honda Itália confirmou no ano passado, que uma nova Africa Twin está neste momento em desenvolvimento e estará para chegar. Agora a Motorrad fornece alguns detalhes sobre potenciais especificações e onde a nova Africa Twin pode-se encaixar no mercado.


A Motorrad relata que a Honda gostaria de preencher um buraco no mercado entre as grandes 1200cc tipo Aventura e 650cc tipo off-road dual sport. Atualmente, este segmento tem uma verdadeira falta de variedade, ainda pior com a interrupção da KTM 990 Adventure e Honda Transalp 700 nos últimos anos. A Honda Crossrunner 800, NC700X e CB500X são pouco mais do que motos de rua de baixo orçamento vestidas com roupas de aventura, sem intenções para uso em off-road. Claramente, a Honda terá a necessidade de ter uma mota de aventura adequada e entrar no mercado menos competitivo seria um lugar inteligente para começar.


A Motorrad reporta as especificações para esta nova Africa Twin (código de modelo CRF1000), descrevendo uma mota de aventura inspirada na Honda Dakar Rally Production Racer de 450cc. O estilo e tecnologia da moto de Rally formaria a base para a nova Africa Twin. Após o retorno da Honda para o Rally Dakar em 2013 depois de uma ausência de 23 anos (ganhando 5 títulos durante a década de 1980), faz sentido quererem capitalizar a sua nova herança de competição.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
A original Africa Twin foi construída em homenagem aos grandes pilotos do deserto do Rally Paris-Dakar.


É uma história com um anel familiar. A original XRV750 Africa Twin do final dos anos oitenta foi baseada na NXR-750 Paris-Dakar Rally. Foi uma grande mota de aventura (um pouco sobre o lado pesado) que pode realmente fazer off-road. Oferecia o suave poder V-Twin e a confiabilidade de um Honda para viagens de longa distância. A lendária Africa Twin foi descontinuada em 2003, mas continua a ser uma escolha popular para a motociclistas de aventura.


As potenciais especificações relatadas pela Motorrad, descrevem uma nova Africa Twin com um 1000cc Parallel-Twin em vez de um V-Twin (aparentemente para fins de redução de custos). A potência do motor seria em torno de 100 cv com um peso seco de 397 libras (180 kg) e preço de aproximadamente $13,800 nos EUA. A moto teria roda dianteira de 21 e traseira de 17", com 9,8 polegadas (250 mm) de curso da suspensão.


O projeto é descrito como sendo mais focada a off-road do que a KTM 1190 R, BMW F800GS ou XTZ660 Tenere, mas não tão orientada como a KTM 690 Enduro R. Espera-se que use um ABS especial para off-road, como o encontrado na Rally Dakar de produção.


Concorrentes directos e comparação

ModelosPeso seco
(Lbs)
Capacidade de combustível 
(EUA Gal)
Fr. / Rr. Susp. Viagem 
(Polegadas)
HPPreço 
(EUA $)
2003 Honda Africa Twin XRV7504566.18.7/8.461N / D
2013 KTM 990 R Aventura4385.310.4/10.411314.999 dólares
2014 BMW F800GS4214.29.1/8.58512.100 dólares
2015 Honda Africa Twin CRF10003975.39.8/9.8100$ 13,800
2014 BMW G650GS Sertão3914.78.3/8.3508.650 dólares
Parece que a fórmula da Honda para o sucesso é a construção de uma mota de aventura bastante leve, confiável, de baixa manutenção, atraente e com sérias intenções de off-road e bom conforto na estrada. É o santo graal das motas de aventura que nunca foi atingido por qualquer fabricante. Enquanto algumas motas chegaram perto, há parece sempre faltar algo, alguma falha que impede a mota de conseguir o pacote completo. Com esta nova Africa Twin, parece possível que a Honda venha a tirar quota de mercado aos seus concorrentes e se tornar num sucesso de vendas.


Estas afirmações de uma mota de aventura 1000cc com o peso de uma 650cc, soa no entanto um pouco bem demais para ser verdade. Mas quem melhor para revolucionar um mercado do que a Honda? Eles fizeram isso com a CBR900RR em 1992. Depois de anos de planeamento cuidadoso, eles produziram uma mota desportiva com o peso de uma 600cc e potência de 1000cc. Estarão a planear fazer a mesma coisa novamente com as motos de aventura?


Não há nenhuma maneira de saber com certeza se esta é a moto que a Honda irá produzir. Mas sabemos que uma nova Africa Twin será lançada em breve e que a Honda registou a marca "Africa Twin" nos EUA. A Motorrad espera ver a estreia da nova Africa Twin tanto no show INTERMOT ou EICMA no final deste ano, e um lançamento como um modelo de 2015.
Vamos manter nossos dedos cruzados e esperar que esta nova mota Honda acabe por ser algo próxima a estas incríveis especificações. A maioria dos motociclistas de aventura ficaria feliz com um motor de 700-800cc e um peso seco inferior a 200kg. Se eles forem capazes de atingir esta meta de peso com uma 1000cc, melhor ainda.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
avatar
davide
Membro Sénior
Membro Sénior


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum